Mais saudáveis do que comer salada é cultivar sua própria salada. É por isso que muitas pessoas optam por ter hortas em casa com suas verduras, legumes e folhas preferidas, evitando produtos velhos ou com agrotóxicos. O Meia Fina separou algumas informações que podem ajudar quem quer fazer sua própria horta.
Pra começar, você vai precisar de um pedaço de terra em seu jardim ou de um canteiro, vaso ou jardineira. O ideal é que eles tenham, pelo menos, 20 cm de profundidade. Além disso, providencie uma pá, uma tesoura, luvas, palitos de churrasco (para dar suporte aos brotos) e algo para amarrar os brotos aos palitos (barbantes, fechos de embalagens de pão de forma). Não se esqueça da terra e das sementes.
Falando em terra, é importante saber escolher qual você vai usar. Opte por uma de origem vegetal, pouco compactada, adubada com húmus e sem fertilizante químico. Se a horta for feita em vasos, é importante fazer primeiro uma camada de pedras para permitir que a água escoe. Por cima, coloque a terra, deixando-a bem fofinha. Para plantar, cave buraquinhos de cerca de 1 cm, seguindo as recomendações para cada tipo de semente no que diz respeito à distância entre eles.
Depois disso, verifique sempre a umidade da terra. Nesse caso, o ideal é não deixar a terra secar, evitando encharcá-la também. Daí, é só esperar as plantinhas crescerem para preparar sua salada. Além de ser mais saudável, cuidar de uma horta ainda pode ser uma terapia.
Por: Pb. Gidel de Morais
.jpg)
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)