Toda mãe sabe que, um dia, aquela criança a quem ela deu tanto amor e carinho vai crescer e sair de casa, seja para estudar em outra cidade, casar ou simplesmente morar sozinha. Toda mãe sabe... mas nem sempre todas estão preparadas para esse momento.
A separação e a mudança na rotina causam uma tristeza considerada “normal”. Só que, dependendo da intensidade desse sentimento e de como ele afeta o dia-a-dia da mãe (ou do pai) “deixado para trás”, ela pode caracterizar uma síndrome conhecida como Síndrome do Ninho Vazio.
Considerada por profissionais da área como uma crise existencial passageira, a síndrome afeta geralmente quem dedicou sua vida quase que exclusivamente à criação dos filhos. Por isso, são as mulheres que mais sofrem com ela.
Apesar de muitas conseguirem superar essa crise após alguns meses, com a reorganização de suas rotinas, existe a possibilidade de que ela evolua para um quadro de depressão. Dessa forma, é importante que as mães que sabem que vão passar por um processo de separação desse tipo adotem algumas medidas preventivas. É importante realizar atividades não relacionadas aos filhos, que façam com que a mulher assuma outro papel além do de mãe. Uma boa dica é arranjar meios de manter antigas amizades e fazer novas, ampliando a rede social. Além disso, procurar ajuda de um especialista é sempre uma boa opção.
Por: Pb. Gidel de Morais

.gif)
.png)
.jpeg)
.png)
.jpg)
%20(1).gif)
%20(1).gif)
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)