Aposentados e pensionistas vão ter Contracheque gratuito dos bancos

Aposentados e pensionistas do INSS que recebem o benefício no Banco do Brasil (BB), no Bradesco e no Banco Mercantil do Brasil (BMB) já podem imprimir gratuitamente seus contracheques nos caixas eletrônicos dessas instituições. Os três bancos pagam benefícios previdenciários a cerca de 13 milhões de segurados em todo o País. São 6,9 milhões de beneficiários no BB, 5,7 milhões no Bradesco, outros 293 mil no BMB. Até o fim de setembro, todos os 27 milhões de beneficiários poderão imprimir o comprovante mensal em seus bancos.

Os segurados clientes dos bancos usarão o cartão da conta e senha para imprimir o documento nos serviços de autoatendimento. Já quem não tem conta pode tirar o contracheque com o cartão de pagamento de benefício da Previdência. Também deverão seguir os critérios de segurança de cada banco.
O presidente Lula lançou ontem oficialmente o serviço gratuito, que faz parte do acordo fechado entre a Previdência e a Febraban que garante transferir o valor total do benefício para outra conta bancária de sua titularidade, uma vez por mês, sem pagamento de tarifa. O serviço será feito por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC). O usuário também poderá autorizar o banco a fazer transferência automática.
Caso o segurado queira se tornar correntista, o banco é obrigado a dar facilidades do Pacote de Tarifa Zero, fornecendo 10 folhas de cheques; até quatro saques no caixa, e até dois extratos da movimentação do mês no terminal de autoatendimento.
Decreto libera metade do 13º na folha deste mês
Durante a visita ao edifício-sede do INSS, o presidente Lula assinou ontem decreto que determina a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos segurados da Previdência. O adiantamento dos 50% para os beneficiários com direito ao abono será creditado juntamente com a folha de agosto, depositada entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro.
Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.
Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem parcela menor que os 50%. Como o benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
Por:Daniel Filho de Jesus

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem