Brasileirão 2010



Botafogo vence Atlético-GO e dorme no G-4

ANDRÉ COSTA/AE
Após chegar a entrar na zona de rebaixamento, o Botafogo arrancou e conquistou a terceira vitória seguida ao bater o Atlético-GO por 2 a 0, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro, e vai dormir no G-4 da competição, na zona dos times classificados para a Libertadores. Os gols do triunfo alvinegro foram de Somália e Jobson no segundo tempo.
Com o resultado, os alvinegros chegaram a 21 pontos e estão no grupo dos quatro primeiros do Brasileiro provisioriamente. Já o Atlético-GO, que estreou o técnico René Simões, permanece com apenas nove, na lanterna da competição.
O Botafogo foi melhor durante todo o jogo, mas só abriu o placar no início do segundo tempo, com o volante Somália. Já o gol que definiu o resultado aconteceu aos 36 minutos, com o atacante Jobson, que foi novamente o destaque da partida e vive grande fase.
Na próxima rodada, o Botafogo vai receber o Avaí no Engenhão, no sábado. No dia seguinte, o Atlético-GO vai até Porto Alegre encarar o Internacional, no Beira-Rio.
Flamengo joga pro gasto e reencontra a vitória contra o Ceará
VIPCOMM
O Flamengo conquistou sua primeira vitória depois de um jejum de quatro jogos, diante do Ceará, na tarde deste sábado no Maracanã. Com um gol de Petkovic, de pênalti, o atual campeão brasileiro afastou o princípio de crise que se instaurava na Gávea. O Ceará, que já liderou o Brasileirão 2010, continua em queda livre e já acumula sete partidas sem vitória. O resultado leva o Fla aos 20 pontos na tabela, eqnuanto o Ceará permanece com 21.
O Ceará surpreendeu pela personalidade no início da partida, impulsionado por um grande número de torcedores presentes no Maracanã. Comandados pelo meia Michel, os alvinegros cearences encurralaram o Fla em seu campo e tentaram chegar ao gol principalmente através dos chutes de fora da área.
O Mengo, que teve o desfalque de juan na última hora, devido à problemas estomacais, aparecia desarrumado. Michael entrou na lateral, mas se mostrou sem ritmo na posição e logo trocou com Renato Abreu, que passou a ocupar a ala.
O Ceará teve uma boa chance aos 14 minutos, quando Michel cobrou falta com um chute forte e obrigou Marcelo Lomba a espalmar por cima do gol.
A partir dos 20 minutos, uma arrancada de Léo Moura deu mais ânimo à equipe da Gávea. O lateral avançou em alta velocidade pela direita e caiu ao entrar na área, mas o árbitro mandou seguir o jogo.
O Fla adiantou sua marcação e começou a chegar com mais freqüência ao gol de Diego, apesar de sua dupla de ataque continuar muito apagada. E aos 31, num belo lance de Petkovic, o primeiro gol quase saiu. O Sérvio tentou o gol olímpico na cobrança de um escanteio, e Diego mandou de tapinha para fora.
O primeiro tempo caminhava para um empate sem gols quando aos 42, William invadiu a área ne foi deslocado pelo zagueiro Anderson. Pênalti que Petkovic bateu com categoria no canto direito e abriu o placar no Maracanã.
As equipes voltam sem alterações para a segunda etapa, e o Fla é o primeiro a chegar com perigo. Aos 2, o zagueiro Welinton se arrisca ao ataque, recebe de Petkovic e sofre a falta na entrada da área. Mas o sérvio desperdiçou a oportunidade cobrando em cima da barreira.
O jogo foi mais truncado no segundo tempo e as jogadas ofensivas tornaram-se escassas. Aos 18, o Fla novamente tem boa oportunidade na bola parada. O estreante Renato Abreu cobra falta com violência no ângulo direito de Diego, que se estica para mandar a bola para fora.
O Ceará reagiu e passou a pressionar em busca do empate. Aos, 19, Washington fez boa jogana na área do Fla. O atacante dominou no peito, girou em cima do zagueiro e chuteou rente à trave de Marcelo Lomba.
Aos 24, foi a vez de Tony tentar o gol olímpico que Pet não fez. Após a boa cobrança do escanteio, Lomba salvou o gol com um tapa por ciima do travessão.
O jogo caiu de ritmo mas o Ceará não desistia, e quase foi recompensado no finalzinho. Aos 42, Geraldo aplica bonito drible em Correa e cruzou para Washington, que tentou a conclusão mas a bola saiu perto da trave.
Na próxima rodada o Flamengo visita o Atlético-PR na Arena da Baixada, no domingo. Já o Ceará recebe o Grêmio no Castelão, no sábado.
Palmeiras bate Atlético-PR e quebra jejum com Felipão
ANDRÉ LESSA/AE
O Palmeiras finalmente venceu sob comando de Luiz Felipe Scolari, depois de seis insucessos - quatro empates e duas derrotas. Danilo e Ewerthon anotaram os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, neste sábado, no Pacaembu, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado leva o Palmeiras a 19 pontos, na nona colocação, ao passo que o Atlético segue com 14 pontos, em 15º. O próximo compromisso do time de Felipão está marcado para esta quinta-feira, no Pacaembu, mas pela Copa Sul-americana, quando faz o jogo de volta contra o Vitória.
Neste sábado, o treinador não pôde contar com o atacante Kleber e o lateral esquerdo Armero, suspensos, e o meio-campista Lincoln, com lesão na coxa direita, além de Valdívia, que ainda não está regularizado. Mesmo assim, ele promoveu uma série de mudanças na formação titular da equipe.
A primeira alteração foi no esquema. Em vez do 4-4-2, Felipão optou pelo 3-5-2 e sacou quatro jogadores que vinham sendo titulares: Deola, Vítor, Pierre e Ewerthon. Com isso, precisou também improvisar, especialmente nas laterais: Márcio Araújo foi para a direita, e Rivaldo na esquerda.
Questionado na subida ao gramado sobre as mudanças, o comandante disse que os jogadores haviam reagido bem. "Pedi a eles empenho e disciplina tática, que jogassem com vibração maior. Vejo que eles estão muito focados no jogo e isso me faz acreditar em uma boa partida", analisou.
Atlético-MG vence o Guarani e respira
AE/PEDRO VILELA
A fase do Atlético-MG começou a mudar. Após se classificar para as oitavas de final da Copa Sul-americana, neste sábado a equipe comandada por Wanderley Luxemburgo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro: 3 a 1 sobre o Guarani, com dois gols de Diego Tardelli e um de Obina, no Ipatingão.
O resultado ainda não tira o Atlético-MG da zona de rebaixamento, mas leva o time mineiro à 17ª colocação, com 13 pontos. O Guarani totaliza 18. No domingo de 22 de agosto, os dois times enfrentarão grandes clubes paulistas. O Galo visitará o Santos, enquanto o Bugre receberá o Palmeiras.
Por: Pb. Gidel de Morais

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem