Debate entre presidenciáveis é marcado pelo enfrentamento
O debate entre os presidenciáveis, promovido pela Folha e pelo UOL na manhã desta quarta-feira, foi marcado pelo enfrentamento entre os candidatos.
Marina Silva (PV), que até então vinha mostrando um discurso mais ameno, partiu para o ataque e criticou a gestão tucana na educação em São Paulo. Ela criticou também a campanha de Dilma, dizendo que a insistência em atribuir maternidade ou paternidade a projetos do governo federal é uma tentativa de “infantilizar” o país.
Já Dilma e Serra se confrontaram e divergiram na discussão de todos os temas que abordaram. Debateram principalmente a posição do PSDB e do PT quando os partidos estavam na oposição. Se enfrentaram em relação ao Prouni (programa Federal de acesso à educação superior), saneamento, carga tributária e Enem, entre outros, sempre trocando farpas quando se dirigiam um ao outro.
Serra ataca governo federal no debate e diz que Enem foi desmoralizado
Durante o debate online promovido pela Folha/UOL, nesta quarta-feira, o candidato à presidência José Serra, do PSDB, afirmou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi desmoralizado por conta do vazamento do conteúdo da prova no ano passado. Ele atacou o governo também em função do vazamento dos dados sigilosos dos candidatos que ocorreu neste ano.
Dilma Rousseff, do PT, classificou como absurda a colocação de Serra e afirmou que qualquer sistema está passível de ser vazado. Ela argumentou que 231 instituições têm acesso aos dados e que o governo federal deve investigar e punir os responsáveis.
Serra, por sua vez, rebateu dizendo que há um responsável sim pelo vazamento: “o Ministério da Educação”. O tucano defendeu ainda o seu plano relativo às escolas técnicas, dando dados de seu governo em São Paulo.
Em resposta a Serra, Dilma diz que é importante olhar para o passado e ironiza o jingle de campanha tucano
Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência, deu entrevista coletiva após participar de debate entre os presidenciáveis, promovido pela Folha/UOL, e disse que é preciso olhar para o passado para valorizar as conquistas do presente e planejar o futuro.
A afirmação foi feita em resposta a um ataque recebido no debate por parte do oponente do PSDB, José Serra. O Tucano disse que Dilma “olha apenas pelo retrovisor”. Segundo ela, um país com histórico de ditadura deve sempre olhar para trás para dar valor à democracia.
Ela aproveitou para ironizar o jingle de campanha de Serra que diz: “depois de Lula quero o Serra lá”. “Acho interessante o pessoal que fala mal do governo Lula colocar o nome do presidente na primeira estrofe do jingle de campanha”, disparou.
A candidata ainda afirmou ter gostado do debate, principalmente da participação dos internautas, porém ela não quis comentar as insinuações feitas por Serra no debate, de que o PT tem ligação com as FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Por: Pb. Gidel de Morais

.gif)
.png)
.jpeg)
.png)
.jpg)
%20(1).gif)
%20(1).gif)
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)