| Coordenadora Francisca Menezes da Casa do Idoso- Crédito das Fotos: Sônia Pereira |
A política de atendimento aos idosos de Caraúbas é viabilizada com cada um fazendo a sua parte. Principalmente a família de cada um dos idosos que freqüentam o Grupo. Com base nesse alerta o governo brasileiro vem implantando políticas públicas voltadas para atender as necessidades das pessoas da melhor idade.
Através da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, são 180 pessoas da melhor idade assistido com programas destinados a eles, como o Programa “Bem Viver”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os 180 idosos são também das comunidades rurais de São Geraldo, Miranda e Cachoeira.
| Coordenadora do Grupo de Idosos Francisca Menezes fala aos participantes do “Amantes das Caraubeiras” em sede climatizada e anuncia inovações. |
“O idoso é também uma prioridade do nosso governo. Este ano juntamente com a Secretária Josilene Ferreira Bezerra resolvemos descentralizar as atividades como as atividades do Programa “Bem Viver”, incluindo ginástica e outras práticas físicas para melhorar a saúde do grupo”, explica o prefeito Ademar Ferreira.
Princípios da Política de Assistência e Atenção ao Idoso
A política pública de atenção ao idoso se relaciona com o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de um país. E o que determina a qualidade de vida da população é o investimento que este destina as ações sociais para atender eqüitativamente garantindo os direitos sociais aos seus cidadãos.
Um marco importante na trajetória da evolução da sociedade brasileira foi sem dúvida a Constituição Federal de 1988, que introduziu em suas disposições o conceito de Seguridade Social, fazendo com que a rede de proteção social, alterasse o seu enfoque estritamente assistencialista e setorial, passando a ter uma conotação ampliada de cidadania.
A realidade de Caraúbas necessitava avançar muito para mudança do cenário em relação à pessoa idosa, principalmente com a participação da família e da sociedade como um todo.
Nestes 143 de Emancipação Política é momento de profundas reflexões... “Que tal atirar a primeira pedra do participar... do realizar... fazer cada um sua parte... plantar cada um a sua semente da solidariedade em prol das pessoas idosas. Idosos que cada um.. será um dia”! Pensamento externado pela Assistente social, Sônia Pereira, coordenadora da Unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência às Famílias) do Bairro Leandro Bezerra.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Por: Chico Costa

.gif)
.png)
.jpeg)
.png)
.jpg)
%20(1).gif)
%20(1).gif)
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)