Ministério da Saúde incentiva doações de sangue no período do Carnaval

                         Portal Brasil
Carnaval
O Ministério da Saúde está incentivando a doação de sangue durante o Carnaval, para garantir a assistência à população. Neste período, verifica-se uma baixa significativa de 20% a 30% nos estoques disponíveis para transfusões, porque há maior demanda pelas bolsas de sangue por parte dos postos de coleta, muitas vezes devido ao aumento da ingestão de álcool da população, de acidentes de trânsito e da violência urbana. A orientação do ministério é que os hemocentros todo Brasil estejam abertos em horário comercial na segunda-feira (7) e a partir do meio-dia de quarta-feira (9).

“Nos períodos de férias e Carnaval, os doadores se afastam de suas atividades normais como a de doar”, explica Guilherme Genovez, coordenador nacional de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde. Por isso, há a necessidade de chamar a atenção dos voluntários para se programar para doar antes de ir para a folia, no feriado da terça-feira (8).

Atualmente, são coletadas por ano no Brasil uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue. Cada hemocentro do País tem sua própria capacidade de estoque e de atendimento aos voluntários. Como é vedada a comercialização de sangue, é necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários para manter os estoques dentro do padrão desejado.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem