Agentes Mirins de Escola realizam mutirão do Concurso “Todos Contra a Dengue”

A ação em forma de caminhada-mutirão aconteceu durante toda a manhã de Sábado em todo o bairro Alto São Severino localidade onde duas pessoas estão acometidas do mal e concorre a certame da SMS.
Caraúbas - O programa de controle à dengue, conforme proposto pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e adotado no município de Caraúbas se baseia na luta contra o vetor que teoricamente é o elo mais frágil da cadeia de transmissão da dengue.

Neste contexto a Secretaria Municipal de Saúde executando as atividades previstas no calendário de ações em saúde 2011 e destacando a importância de combatermos a dengue, lança por meio do edital 001/2011 o concurso “TODOS CONTRA A DENGUE” que irá premiar as experiências mais exitosas sobre a temática do mal.

A Escola Estadual Atonio Carlos, uma das maiores do município, resolveu abraçar esse desafio e disseminar esta campanha por toda a cidade, com o objetivo de despertar a comunidade para o risco que correm as que não aderem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue.


Durante o período de 15 dias os que fazem a Escola Estadual Antonio Carlos  se mobilizaram  na campanha de Prevenção e  Combate a Dengue, utilizando toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito,os cuidados que devem ser tomados para não contrair o mal e como tratá-lo .
O Projeto, transformado em verdadeira campanha “Todos Contra a Dengue!”, teve diversas etapas, com aulas específicas sobre a doença, pesquisas referentes ao tema palestras com Agentes de Endemias do Município e treinamento dos estudantes sobre como avaliar o ambiente para impedir a proliferação do mosquito.
AGENTES DE ENDEMIAS MIRINS
Outra ação foi a de levar o que aprenderam às familiares e vizinhos tornando desta forma os alunos atuantes como verdadeiros Agentes  de Endemias Mirins.
Para atingir as metas deste projeto, a metodologia utilizada foi a mais simples e dinâmica possível, sensibilizando e orientando cada educando da importância de se combater a doença em sua raiz. Assim, aplicada a cada etapa de ação a escola realizou: 
  • Palestras; com Agentes de Endemias do Município
  • Aulas específicas sobre a Dengue,em todas as classes (1° ao 9° anos e EJA)
  • Pesquisas de campo;
  • Coleta de dados na Secretaria de Saúde (bairro com maior índice da doença)
  • Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito.
  • Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
  • Elaboraração  de uma música mostrando como  combater o mosquito.
  • Confecção de cartazes;
  • Uso de Músicas;
  • Reportagens;
  • Dramatização;
  • Gincana;
  • Confecção do mosquito da dengue com sucatas para que o aluno possa conhecer melhor ;
  • Mutirão em um bairro onde há casos de Dengue;

Para realizarem o mutirão ficou definida uma “área de monitoramento”  localizada  no Alto São Severino,por ser este o bairro com maior índice de incidência da doença,segundo pesquisa realizada  com agentes de endemias; buscando eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti  nesta área monitorada. Para tanto, as etapas dessa ação da Escola Estadual Antonio Carlos envolvendo os Agentes Mirins foram:
  • Faixas, cartazes de Alerta, professor  caracterizada do Mosquito da Dengue , carro de som tocando jingles da Campanha Nacional de Prevenção e Combate a Dengue, com paradas estratégicas onde estava sendo feita coleta de todo o lixo e outros entulhos que facilitam a proliferação do mosquito, caixas foramn tampadas, além de outras ações educativas e impeditivas do alastramento do mal, como um caminhão-coletor de Lixo, pneus e garrafas que são criadouros da Aedes Aegypti.
    Após a caminhada-mutirão  todo o que foi coletado teve como destino  a associação –ACRESEA- Responsável pela reciclagem de boa parte do lixo caraubense.   
    FOTO E FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ESCOLA ANTONIO CARLOS

Por: Jornalista Chico Costa

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem