Nesta quarta-feira (18), é o dia Nacional de Combate a Exploração Sexual, e a cidade de Caraúbas se mobilizou em uma grande marcha em defesa dos direito das crianças e dos adolescentes.
Essa data foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em virtude de um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES). No dia 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, o seu corpo foi encontrado seis dias depois completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime nunca foram responsabilizados, por se tratarem de filhos de pessoas influentes da cidade. Essa data foi definida a partir da lei nº 9.970, 17 de maio de 2000.
A solenidade de abertura da marcha em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes foi às 16h, enfrente ao posto JP e saiu em caminhada percorrendo principais ruas de Caraúbas/RN.
A mobilização foi promovida pela Prefeitura Municipal de Caraúbas, Secretária Municipal de trabalho e Assistência social, com participação de Escolas particulares, estaduais e do município. O evento contou com um numero muito expressivo de participante que levavam cartazes, faixas com frases mostrando aos Caraubenses a importância de denunciar e combater o abuso sexual contra as crianças e adolescente.
Desde que o Disque 100 entrou em funcionamento – em maio de 2003 – até março de 2011 o serviço registrou 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes. Neste período, o estado que aparece com o maior número de denúncias é a Bahia, com 7.708 casos. Na sequência aparece São Paulo (7.297 denúncias) e Rio de Janeiro (5.563). É importante ressaltar que cada uma das denúncias pode representar que houve uma ou mais formas de violência praticadas contra uma ou mais pessoas.
Com uma média de 19,31 denúncias para um grupo de 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte se mantém na liderança do ranking de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Somente no primeiro trimestre de 2011, ainda de acordo com os dados do Disque 100, foram registrados 4.205 casos de violência sexual contra meninos e meninas, sendo a maioria das vítimas do sexo feminino. O contexto dessa violência é variado, fator que justifica a urgência de enfrentamento da problemática e a necessidade de articulação entre os diversos fatores sociais.

.gif)
.png)
.jpeg)
.png)
.jpg)
%20(1).gif)
%20(1).gif)
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI