Numa média de mais de 100 mm de precipitações em cada dia de sexta a madrugada de domingo, caídas na cidade e zona rural mudaram clima e paisagem
Caraúbas- A exemplo do que ocorreu em boa parte da região do médio oeste, o município recebeu mais de 300 mm de boas chuvas na cidade e zona rural. Açudes e mananciais do Governo do Estado e particulares voltaram a receber muita água e alguns transbordaram pela segunda vez.
O açude do Apanha Peixe, o maior reservatório de água do município de Caraúbas e um dos maiores reservatórios do Rio Grande do Norte Volta a sangrar neste fim de semana.
As chuvas torrenciais deste sábado para domingo que chegaram a 110 milímetros na comunidade do Apanha Peixe e 120 na Mariana, foram o suficiente para o riacho do Sabe muito, que desemboca no açude e um dos maiores do Rio Grande do Norte, vir com um grande volume de água e o açude-lagoa transbordou.
O Açude do Apanha Peixe é localizado na região da várzea de Caraúbas com capacidade para armazenar mais de 23 milhões de metros cúbicos d'água, a sua parede passou por um reforma estrutural, com um custo de aproximadamente meio milhão de reais, uma realização da prefeitura Municipal de Caraúbas em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
No perímetro urbano os açudes Sabóia e do Governo, estão a menos de 10 cm para mais uma espetacular sangria para alegria dos banhistas que fazem do local um balneário natural, principalmente nos fins de semana.
Dos cerca de 150 açudes existentes no município, entre os particulares de pequeno e médio porte, estão em 90% cheios e já sangraram mais de uma vez. A informação é de Lucinaldo de Souza (Naldo do Recanto) que coordena a Comissão de Defesa Civil em Caraúbas

Perspectivas de Recuperação de Açudes:
Antes das primeiras chuvas caídas no município, prá valer, em 23 de janeiro deste ano a Comissão de Defesa Civil enviou relatório com fotos ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e assinado pelo prefeito Ademar Ferreira da Silva ofício-resposta sobre toda a situação de inspeção no município, especificamente no Açude do Governo e demais açudes do município.
Dias atrás, 22 de junho, o mesmo órgão enviou resposta ao prefeito Ademar Ferreira e a Defesa Civil quando assinalou a situação preocupante do açude do Governo que, segundo a SEMARH em seu relatório conclusivo sobre a situação de Caraúbas, constatou o risco de ruptura no açude do Governo no perímetro urbano.
“preocupado com este fato, a SEMARH está trabalhando no sentido de efetivar a recuperação do Açude do Governo no próximo período seco. Adicionalmente segue os relatórios das vistorias realizadas em dois outros açudes (Açude de Sabóia e Açude Santo Antonio de Caraúbas), localizados neste município”, cita um dos trechos da correspondência assinada por Jader Torres, Secretário Adjunto à época do envio do ofício.
Jornalista Chico Costa/Gidel de Morais

.gif)
.png)
.jpeg)
.png)
.jpg)
%20(1).gif)
%20(1).gif)

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI