GOVERNO INSPECIONA UNIDADE DE PESCADO


Caraúbas - Depois de mostrada em reportagem do DE FATO, a unidade de beneficiamento de pescado de Caraúbas, que custou aos cofres públicos R$ 1,24 milhão e não funciona, foi inspecionada por uma equipe de engenheiros e técnicos do Ministério da Agricultura e da Aqüicultura e da Pesca, do Governo Federal. A visita foi quinta-feira (14).


A comissão foi formada pelo fiscal João Simão de Lima Filho, do MDA, Hilda Soares Reis, engenheira do Ministério da Aqüicultura e da Pesca, Luiz Antônio de Sousa, agente de inspeção do Ministério da Agricultura e Andrews Luis Araújo, engenheiro de Produção da Superintendência Federal da Aqüicultura e da Pesca do Rio Grande do Norte. 

Em Caraúbas, a comissão foi recebida pelo secretário de governo Edson Morais e pela secretária de Políticas do Campo e do Meio Ambiente, Sheyla Gurgel. Na estrutura os técnicos observaram a necessidade de calçar o acesso, fazer um muro, uma bacia de decantação, além de pequenas adaptações nas instalações elétricas e hidráulicas. "Também será preciso tirar o vidro das portas da Unidade de Beneficiamento de Pescado", explica Sheyla Gurgel.

Depois da inspeção, Edson Morais e Sheyla Gurgel disseram que os técnicos do Governo Federal vão produzir um relatório e será com base neste documento que serão destinados os recursos necessários para fazer os retoques na obra. A estrutura de beneficiamento de pescado de Caraúbas tem capacidade para processar até cinco toneladas de peixe por dia. 

Dentro da unidade, o projeto inicial prevê empregar até 50 pessoas, além de gerar possibilidade de renda para mais de cinco mil pescadores da região de Upanema, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Lucrécia, Umarizal, Riacho da Cruz, Apodi, Pau dos Ferros, Pilões, Alexandria e principalmente nos açudes de Caraúbas.

Entretanto, Sheyla Gurgel observa esta possibilidade remota de dar certo. Explica que os pequenos pescadores dos municípios estão optando por fazer treinamento e beneficiar o pescado em suas próprias residências e fornecer para a merenda escolar, através do Programa Compra Direta do Governo do Estado em parceria com os municípios.
Na opinião de Sheyla Gurgel, a unidade de beneficiamento de pescado poderia ser doada para a Universidade Federal Rural do Semiárido incrementar no setor de pesquisa. Porém, tem quem discorde da opinião da secretária. O secretário Edson Morais disse que a unidade de beneficiamento de pescado foi construída para cumprir uma função social importante.

Ele explicou que é possível fazer uma articulação política na região e estruturar uma logística para que aumente a produção de peixes em cativeiros nos reservatórios de água doce e atenda a demanda de beneficiamento da unidade em Caraúbas. Ele acredita que assim o resultado econômico para a região será mais importante do que o científico oferecido pela Ufersa.

Em Caraúbas, o prefeito Ademar Ferreira já disse que quer a unidade funcionando o quanto antes. Inclusive, o secretário de Governo Edson Morais lembrou que já foram realizadas diligências junto ao Governo Federal várias vezes. "Buscamos um meio para dar utilidade a esta estrutura, que custou aos cofres públicos um valor muito alto", diz Ademar Ferreira.

Jornalistas Cézar Alves(Jornal de Fato) e Chico Costa (Icem Caraúbas)

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem