Corinthians é Pentacampeão Brasileiro de Futebol em 2011

ERNESTO RODRIGUES/AE
Do vexame da Libertadores à conquista do Brasil: Timão mostra seu poder
O Corinthians é pentacampeão brasileiro de futebol. Foi sofrido, suado, mas o Corinthians segurou um empate com o Palmeiras nesse domingo, no Pacaembu, e se sagrou campeão. O Vasco empatou com o Flamengo no Engenhão e ficou com a segunda colocação. Fluminense, Inter e Flamengo também foram para a Libertadores. Atlético-PR e Ceará foram rebaixados.
AE/DANIEL AUGUSTO JR
Tite sofreu muita pressão, mas riu por último
ANO DO TIMÃO
Um início avassalador, a melhor defesa do campeonato, a união entre torcida e atletas. Se um motivo pudesse ser escolhido para emoldurar o quinto título brasileiro do Corinthians, uma destas razões seriam certamente citadas. Do goleiro Julio Cesar ao técnico Tite, cada jogador e integrante da comissão técnica fez parte desta grande conquista, que fechou um ano marcado por altos e baixos. A confirmação do futuro estádio corintiano, em Itaquera, ao mesmo tempo em que caiu de forma surpreendente na Taça Libertadores. O troféu de campeão brasileiro vale, além de uma vaga na próxima competição intercontinental, a sensação de que o ano encerrou bem – e o torcedor alvinegro tem todos os motivos para comemorar.
AE/RODRIGO COCA
Liedson foi o grande reforço do Timão em 2011
A grande arrancada inicial, momentos de instabilidade e uma arrancada final histórica 
O Corinthians teve um início de temporada para ser esquecido, ao cair na fase preliminar da Taça Libertadores, contra os colombianos do Deportes Tolima. Com isso, apenas o Campeonato Paulista e o Brasileiro restaram para disputa. Se o Paulista foi desperdiçado, o Brasileiro mostrou um Corinthians afinado e mostrando porque era considerado um dos grandes favoritos: com oito vitórias nas primeiras nove partidas, teve o melhor início da história dos Campeonatos Brasileiros. Mas uma derrota para o Cruzeiro, em casa, abalou um pouco o embalo alvinegro, que passou a mostrar um desempenho bastante irregular, ficando quatro meses sem vencer duas partidas consecutivas. Mas a larga vantagem do início garantiu o Timão sempre entre os primeiros colocados, tendo finalizado o primeiro turno com 37 pontos. 
AE/MAURO HORITA
Paulinho foi a grande revelação corintiana da temporada
O segundo turno mostrou um Corinthians mais irregular, que passou a ser ameaçado por Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo. Mas, em momento algum, o Timão deixou de estar próximo da ponta, e tinha na sua defesa um dos pontos fortes – com 36 gols sofridos, foi a melhor da competição. E, na reta final, quando muitos temiam tropeços alvinegros, mesmo tendo adversários da zona de rebaixamento – no primeiro turno, o pior momento corintiano foi justamente contra estes adversários -, o Corinthians deslanchou. Apesar de ter perdido para o América, vitórias consecutivas contra Ceará, Atlético-PR, Atlético-MG e Figueirense colocaram a equipe em situação privilegiada para o clássico contra o Palmeiras, no qual confirmou sua conquista em uma partida épica. 

Com o título, o Corinthians repete os feitos de 1990, 1998, 1999 e 2005, e terá a chance de se igualar ao Flamengo com cinco conquistas. Na frente, agora, apenas o São Paulo (na unificação da Taça Brasil e da Taça Roberto Gomes Pedrosa, o Corinthians está atrás também de Palmeiras e Santos, com 8 títulos cada). Além disso, o título é importante pela vaga na edição 2012 da Taça Libertadores, título que corintianos tanto almejam conquistar.

Gidel de Morais

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem